Arquivo da Categoria: Tecnologia

Rede CAN – Control Area Network

Rede CAN – Control Area Network

A rede CAN faz-se presente em quase todos os Automóveis, veículos de tecnologia embarcada, e outros meios de transporte. Sendo de suma importância para o profissional de Engenharia e manutenção automotiva entender seu funcionamento, e inteirar-se com as tecnologias onde  e aplicada a Rede CAN.

O especialista da Som Ambiente®,  em 2009 Eng. Luiz Reis Lana publicou o artigo a seguir que contribui para uma lacuna de informação existente sobre esse tema, devido a complexidade do conteúdo.

Veja o artigo a parte I e II do artigo na integra publicado na Revista automotivo Edições 24 e 25 de 2009 replicadas abaixo.

Rede CAN Parte I:

Inversamente como acontece com muitas tecnologias, onde primeiro inicia-se o uso massivo para depois ir para o automóvel, a rede CAN – (ou barramento Controller Area Network nasceu para uso inicial em automóveis e hoje já conecta diferentes dispositivos em diferentes áreas e  situações, migrando para outros meios em virtude de sua robustez, performance e diferentes meios e formas de aplicações.

Controller Area Network – a rede CAN  para automóveis é um protocolo de comunicação serial síncrono onde as mensagens trocadas entre os módulos no veículo (dispositivos ECUs, multimídia, navegação etc) operam em sincronia. foi idealizada em 1983, onde houve à partir daí, em virtude de suas características, vastas aplicações e funções:  aceitabilidade maciça e apoio pela indústria automobilística, apoio de grandes nomes da indústria de automação e em outros segmentos como por exemplo: Intel e Philips, e ainda onde é aplicada, a eletrônica embarcada – termo que designa  um sistema eletrônico montado em uma aplicação móvel; que pode ser: um automóvel, barco, navio ou avião. A  rede CAN é altamente utilizada  onde exige-se confiabilidade em virtude de envolver vidas humanas como em equipamentos médicos, em elevadores, automação de fábricas e por isso ela é amplamente e cada vez mais hoje,  utilizada para automóveis, onde equipamentos microprocessados e microcontrolados como: centralinas, ECU (unidade eletrônica de controle – que recebe, controla, processa dados e realiza funções), Interfaces Homem Máquina, centrais de comando, cds com comando de bordo  e uma infinidade de outros que precisam se “comunicar e conversar” entre si no veículo. Uma ECU, possui hardware e software que proporciona a leitura dos dados, permitindo controlar dispositivos e realizar funções.  A rede CAN – é uma rede de troca de dados, não é atualmente utilizada somente em automóveis pelas montadoras , certamente morando-se em um grande centro já utilizou uma hoje em: elevadores, metrôs, máquinas de tecelagem, máquinas de empacotamento etc. Estas diferentes aplicações da rede CAN se dão graças à sua confiabilidade de transmissão onde há garantia de 100% de eficiência no tráfego de dados entres as ECUs e dispositivos que interage. Algumas características desta rede são:  –  capacidade multi-mestre: onde os módulos podem se tornarem mestres em determinado momento e escravos em outro,     –  capacidade multicast:  sendo qualquer mensagem enviada para todos os módulos existentes na rede simultaneamente, – trabalha com freqüências  até 1 Mhz., – comprimento do chicote no veículo até 40 metros, – velocidade de transmissão inversamente proporcional ao comprimento do barramento, – cada bit (0 e1) é transmitido por um valor de tensão específico e constante.

A figura 1 e a Figura 2 mostra a linha do tempo inicial e importância da rede CAN

Topologia de instalações com Eficiência energética

Garantir que uma instalação seja segura o suficiente para permitir operações satisfatórias e que tenha capacidade suficiente para as necessidades existentes normalmente é suficiente para a maioria das instalações. Algumas instalações, com operações críticas de segurança, também é essencial ser considerado a resiliência desta para evitar pontos únicos de falha e fornecer continuidade do sistema. Isso significa que, até há relativamente pouco tempo, o modelo tradicional de uma hierarquia de projeto de instalação elétrica é o que foi prevalecido

Sistema sem eficiência energética:

A eficiência energética atualiza a hierarquia do projeto e afeta o funcionamento das instalações elétricas. A hierarquia de design de projeto tradicional mudará para essa topologia:

Deverá mudar, focar e dar ênfase para a eficiência energética nos projetos de instalação elétrica, Telecom, Sonorização, colocando-a como um pré-requisito, não como um complemento que não possui relevância.

Os Projetos futuros de instalação elétrica precisarão do nível de segurança e capacidade necessários; para serem considerados eficientes e condizentes, eles também exigirão o menor consumo de energia possível.

Uma instalação elétrica com eficiência energética possui e proporciona:

  • Tem menos impacto ambiental em geral;
  • Reduz as perdas de energia e reduz os custos de energia;
  • Usa energia quando é necessária e potencialmente geram uma tarifa mais baixa;
  • Pode ter manutenção menos reativa devido à perda de calor; e
  • Otimiza o desempenho do sistema ao longo de seu ciclo de vida.

 Designers de projetos elétricos devem considerar estes fatores:

  • O posicionamento eficiente da tomada elétrica;
  • A eficiência do sistema de fiação de distribuição elétrica;
  • O tipo de controles para evitar o uso desnecessário de cargas;
  • Como e onde fornecer medições de energia;
  • Como e que tipo de carga pode ser desligada sem afetar a segurança, a função ou o conforto do usuário;
  • Gerenciamento de energia de sistemas elétricos; e
  • O impacto da manutenção na eficiência dos sistemas elétricos;

Requisitos de concepção

O primeiro requisito de design e projetista de soluções é enfatizar a importância de compreender o perfil energético das medidas passivas e ativas tomadas no edifício:

  • Ativo: medidas para a otimização da energia elétrica produzida, fornecida, fluida e consumida.
  • Passivo: medidas para a escolha de parâmetros de equipamentos elétricos para melhorar a eficiência energética geral da instalação elétrica, sem afetar os parâmetros iniciais de construção.

O segundo requisito de projeto é reduzir as perdas de energia dentro da instalação elétrica por dois métodos principais:

  • A localização de qualquer fonte de energia (consumo convencional de alta tensão (AT) ou baixa tensão (BT), geração local e central telefônica) deve ser otimizada sempre que possível.
  • A redução de perdas dentro do sistema de fiação da instalação é importante. Alguns critérios de projeto serão entendidos em termos de queda de tensão, mantendo a qualidade da energia e melhorando os fatores de potência. Outras considerações em termos de harmônicos, geralmente causadas por dispositivos de usuários finais, podem causar ineficiências operacionais. A questão dos harmônicos causados ​​por novos equipamentos em infraestruturas de distribuição elétrica mais antigas é um motivo de preocupação crescente.

O padrão IEC é uma estrutura de projeto para uma instalação elétrica com maior eficiência energética.

O resumo do projeto do cliente deve estipular o nível exigido de medidas de eficiência de energia a serem aplicadas a uma instalação elétrica por categoria.

Por Eng. Luiz Reis Lana.

SOM AMBIENTE® INSTALAÇÃO e Projeto de SONORIZAÇÃO, Lojas Clinicas, Empresas, Residencias

A função básica de uma  instalação de som para música ambiente  é gerar conforto acústico no local, prazer em estar no local, promover o bem estar e interação com o local. Se você coloca um sistema que não atinge esse objetivo o investimento será em vão.

Acima: caixas acústicas em forma de vaso customizadas com o ambiente, harmonia em design

Ha sistemas populares de sonorização ambiente com comprometida qualidade de som é tão deficiente que você tem até que olhar para a caixa para tentar ouvir.

Os produtos para instalação de sonorização são classificados em:

  • Básicos não normatizados,
  • Padrão standard,
  • Padrão qualidade custo benefício
  • padrão top Premium.

Os produtos básicos não normatizados, não atendem `as normas técnicas vigentes: marcam uma potencia que não possuem, apresentam aspecto igual aos de padrão standard ou Premium porem com qualidade de funcionamento, vida útil e matéria prima de fabricação inferior,   apesar de possuírem preço convidativo, não compensa investir em projetos  e instalações com estes produtos.

Veja a seguir algumas características de cada tipo  destes produtos para melhor escolha do seu projeto.

Acima: Exemplo de arandela Popular cone papel sem tratamento, carcaça branca que deforma com o tempo tanto a parte elétrica como a aparência, pois não oferece proteção UV, quando é de metal não é alumínio e enferruja com o tempo . Potencia, resposta audível e  especificações não correspondem ao especificado! 

Acima: Exemplo de arandela Top Premium, cone fibra de carbono ou em kevlar grade alumínio pintura eletrostática branca, proteção UV, algumas ainda possuem proteção IP concernente a aplicação.

Arandela Top Premium, cone fibra de carbono ou kevlar, grade alumínio pintura eletrostática branca

Na instalação de sistemas de som para espaços residenciais e comerciais ha formas de projetos que você deve considerar:

Sendo o projeto e instalação do local `a ser sonorizado, feito por profissionais especializados: Engenheiros, Arquitetos, Design de interiores etc., não é o certo você realizar o seu projeto com equipamentos populares, que são equipamentos em geral de baixo custo, mas não atendem nenhuma norma técnica: ABNT, ANSI, ISO etc. E normalmente um profissional devidamente habilitado no conselho de classe, não assina e valida produtos que não atendem normas, na nossa empresa Som Ambiente®,  devido à responsabilidade técnica do nosso especialista,  não operamos com produtos que não atendem a padrão mínimo de qualidade e  que não atende as normas básicas nas especificações técnicas, sendo este um dos nossos diferenciais, garantia de adquirir o que vai funcionar e ter longevidade de funcionamento.

Os Sistemas de sonorização para instalação fixa ou som instalado, que são os sistemas para musica ambiente e voz em residências e empresas, devem ser normatizados, sendo no mínimo o padrão Standard, porem deve ser com equipamentos que atendem normas técnicas, e que as especificações técnicas correspondem ao produto, que não deteriorem a qualidade do som com o tempo, usam matéria prima que resiste ao tempo mesmo depois de vários anos de uso. Esse principio se aplica para os produtos qualidade custo beneficio e Premium, porem esses últimos possuem diferenciais, recursos e afins alem do padrão standard.

Acima: Instalação Profissional padrão qualidade custo beneficio, em local de alta afluência de publico – hospital – realizada pela Som Ambiente® e instalação em uma sala de artes e Educação. 

Imagine você projetar, instalar e decorar seu local de trabalho ou residência, com profissionais de alto nível, e por não ter a informação, escolher uma instalação com produtos populares, que em geral com menos de um ano e meio já enferrujou a tela por ser de ferro pintada sem tratamento, principalmente se trabalha com ar condicionado, o plástico branco já ficou amarelo feio devido a ser feito com matéria prima de baixa qualidade e a qualidade de som que já não era perfeita alterou ficando sem inteligibilidade devido ao ressecamento e alteração do cone do falante pela temperatura. Normalmente em casos assim convive-se com o sistema deficiente durante muito tempo devido a já ter investido em sonorização, e em determinadas situações desmanchar para fazer depois de instalado, vira um transtorno e custo muito maior se optasse na instalação por um sistema qualidade custo beneficio ou top Premium, por causa de retrabalho em pintura, retirar mobiliário, refazer infra etc

Neste ponto, muitos não munidos da informação, dizem: não, quero apenas um som baixo, não quero boate, nem musica com volume alto, engano, pois para um som ser baixo, eficiente e atender, ele imperiosamente tem que possuir alguns pré-requisitos técnicos mínimos como o é padrão standard. Um hotel standard não possui luxo, mas ira atender plenamente sem gerar riscos de qualidade e funcionalidade.

Outro mito e paradigma conceitual errado, praticado até por alguns que já esta no mercado ha muito tempo, é o que alguns pensam sobre sistemas de som para determinado ambiente, julgando que um som para um ambiente é sempre taxado como baixo (musica de fundo). Quem disse que um sistema de som para um determinado ambiente é sempre baixo, ou é para apenas música de fundo?

O raciocínio lógico traz os seguintes questionamentos coerentes, Pergunta-se:

um ambiente para música ao vivo não é um ambiente para som?

Um ambiente para shows de rock não é um ambiente para som?

Um ambiente para espetáculos de grande público não é um ambiente para som?

Portanto conclui-se que em um ambiente você pode instalar, projetar diferentes tipos de sistemas de som,  ou seja colocar diferentes tipos de sistemas e níveis sonoros e não apenas um sistema para música em primeiro plano chamada música de fundo ou ambiente. Que erroneamente  chamam de sonorização ambiente, como se um determinado ambiente você não pudesse colocar uma caixa com um amplificador de 2 kW.

A sonorização feita com caixas acústica de parede ou caixas acústica de embutir espaçadas igualmente  que proporcionam o mesmo nível sonoro de DB em qualquer local/ponto do ambiente que está instalado, possuem vários sinônimos e terminologias técnicas corretas como:

  • Sistema de som distribuído – para um sistema montado/instalado de alta ou baixa impedância em um ambiente para musica de fundo e voz
  • linha para instalação fixa – o mesmo que o sistema distribuído
  • sistema para instalação fixa – devido aos equipamentos serem instalados permanentemente o mesmo do distribuído.
  • sistema de som para primeiro plano – quando a utilização é para música de fundo no ambiente,
  • Áudio comercial – para instalação de som distribuído em empresas
  • Áudio residencial – para instalação de música ambiente em residencias
  • linha musical – para sistemas e equipamentos como caixas acústicas e amplificadores,   para aplicação e instalação em sistemas para música ambiente, como por exemplo com caixa de gesso ou parede.
  • Serviços e equipamentos para música ambiente – designa sistemas de som distribuído em diferentes espaços a sem implantado: comercial, residencial, escritórios etc.
  • e algumas outras denominadas pelas industrias com terminologia especifica.

Aqui você pode estar questionando:

  • Porque então já vi chamar uma caixa de som de caixa para som ambiente?
  • Porque vi  usar desta forma?

Inicialmente, quando se diz “caixa para som ambiente“ você esta dizendo que essa caixa é para a empresa e marca Som Ambiente® cuja marca formada está no mercado desde 1981,  sendo que você não esta fazendo, montando nada para  esta empresa e tem que ser respeitado uma marca registrada independente daquilo que acha-se, isto é lei e não pode ser cometido Contrafação  de marca registrada, não pode  uma marca ser nome de linha torna-se uso ilegal. No Brasil infelizmente os produtos de baixa qualidade ganham em volume de vendas dos produtos que possuem qualidade (numero de unidades vendidas) e devido alguns fabricantes, não respeitarem a lei  vigente, que é:  Constituição Federal  de 1988 Artigo  5º XXIX – garantia da lei sobre a propriedade da marca e nome empresarial e o  Artigo  4º Inciso VI do código do consumidor – respeito a dignidade, transparência, proteção dos interesses econômicos a marcas, nomes empresariais  e sinais distintivos, LPI 9279/96 Lei de propriedade Industrial; estes tipos de empresas cometem  Contrafação  e disseminando infrações (uso indevido) de marcas registradas e induzindo ao erro e a inversão de valor onde o que é errado assemelha e induz erroneamente como se fosse certo, como por exemplo: Copiar um microfone como se fosse deste fabricante, copiar o kit de caixa PRX com vida útil, qualidade e preço hiper inferior, copiar a parte nominativa de uma marca para proveito próprio, levando a criar paradigmas errôneos, terminologias errôneas no mercado. Em vários países desenvolvidos como EUA e Japão isto não acontece. Até mesmo que os cérebros “pensantes“, optam por inovar, criar, fazer acontecer, fomentar a inovação e tecnologia ao invés de pegar indevidamente o que já está pronto.

Os usuários que apreciam qualidade, conforto acústico auditivo nas soluções de áudio, devem optar pelos projetos top Premium, que são produtos de fabricação com matéria prima superior  que atendem a todos os tipos de exigência. esses produtos Premium não tem haver com potencia ofertada, e sim com o resultado de funcionamento, muitos pensam que um produto de qualidade tem que ser ultra potente,  você pode ter uma caixa acústica de 50w Premium que ira apresentar um resultado sonoro maior que uma de 80w padrão standard ou de 200w básico popular, principalmente porque os básicos populares  distorcem mais e em vários casos tem especificações técnicas fictícias,  e como a especificação de um produto Premium é real você tem a sensação de um produto de potencia maior com plena inteligibilidade na reprodução sonora e rendimento e vida útil excelente.

Acima: Caixas acústicas,  externa e de embutir Top Premium para musica ambiente e voz.

Mesmo que não invista em um projeto e instalação Top Premium, o recomendado é uma instalação de entrada padrão standard, que é a primeira opção em instalações e projetos e acima das instalações com produtos populares.

Produtos de qualidade padrão standard similarmente é o mesmo que um carro popular básico, pode não ter grandes confortos, mas funcionam perfeitamente de forma igual com longa vida útil, e ainda quando apresentam defeito depois de vários anos ha manutenção.

O mercado hoje esta infestado com produtos populares de baixa qualidade não normatizados, devido a atual conjuntura macroeconômica e globalização e o conceito pre concebido que deve-se optar pelo melhor preço, que se o cliente não se valer de um especialista de confiança, sempre terá alguém que ira lhe dizer que esse tipo de produto funciona igual e que já foi feito varias instalações.

Em instalações e áudio corporativo,  áudio comercial e Residencial, opte sempre por  instalar produtos que atendam normas técnicas, produtos que a qualidade do som não irão alterar com o passar do tempo e que possuam pós venda.

Para maiores informações de suporte, aquisição de produtos,  instalação e consultoria procure-nos.

Por Eng. Luiz  Reis Lana – SOM AMBIENTE®

www.somambiente.com.

somambiente@somambiente.com.br

31 3337 5863

31 3075 7926

11 2626 0582

INFOCOMM INTERNACIONAL LANÇA NORMA PARA SOLUÇÕES AV PRO

A INFOCOMM Internacional em conjunto com a  CEA (Consumer Eletronics Association),  CEDIA (Custom Electronics Desingn &  Installation  Association),  com Aprovação da ANSI (American National Standards), lançou este ano de 2015  Norma especifica para Desenho de Projetos de  Áudio, Vídeo e Telecomunicações contribuindo assim para alinhamento de informações e procedimentos técnicos em Projetos entre Fabricantes integrador e Comprador.

Apenas os membros desta Entidade podem desenvolver projetos baseados nestas normas que em breve constiuirão rotina internacional no desenvolvimento de Soluções AV, Digital Signage, Som Ambiente Profissional para Grandes ambientes,Home Theater, Multimídia. 

A linha de Som Ambiente Profissional para grandes ambientes como: Shopings, Estádios, Aeroportos, Plenários etc, é conhecida também como: Comercial Áudio, Linha Install, BGM (Background Music), Instalações Customizadas de soluções de Áudio e Sonorização Ambiente.

Esta norma veio suprir uma lacuna em Normatização para Projetos no mercado de Audio e Soluções AV em geral, visto que a Paginação, lay out e Desing dos projetos e Soluções AV eram desenvolvidos em cima de Normas de Elétrica como a NBR 5410 e outras. 

A Norma estabelece uma série de  critérios para os parãmetros de elaboração de projetos à ser fornecido nas configurações dos Softwares de design de projetos.

Nota-se na Utilização desta Norma uma simplificação e Padronização  na Simbologia  dos Dispositivos e Símbolos de Áudio e Vídeo diversos, e até mesmo para elaboração da Criação de Blocos de Desenho para programas de uso massivo em Engenharia e Arquitetura como o Auto CAD. 

Ha softwares de Desing de projetos que já possuem em sua Bliblioteca a aplicação desta norma, proporcionando uma interface com o usuário atualizada com as normas Internacionais da Infocomm. 

Fonte: Informação de Membro Infocomm

Por: Eng.  Luiz Reis Lana – Membro Infocomm e AES. 

          Projetista AV , Automação e TI – Consultor Técnico.

         Som Ambiente®

         BH- MG-Brasil.

Som Ambiente® – Audio video Automação Home Theater – Car Audio

Som Ambiente® Tecnologia, Fundada em 1981, atua no segmento de Audio  Videoprojeção, Projetos, Instalações de Audio Profissional para Ambientes -Sonorização  Ambiente,  Projetos  Executivos de Sonorização, Acústica, Home Theater, Automação AV, Sempre ao lado de Grandes Marcas e Gigantes da Industria AV e Car Audio. 

Venda de Equipamentos Multimidia Originais de Veiculos –  Car Audio Manutençao Instalação para veiculos como: Nissan, Mitsubishi, Honda, Wolkswagem,Toyota dentre outros., 


È a Criadora em 1981 e detentora dos Direitos Autorais do Nome e Marca Som Ambiente® junto ao INPI, e ainda  alem dos Registros normais de Empresa, com Registro em  diversas entidades Oficiais representativas, de Registro de nomes e Domínios na Web. Somos Referencia em Serviços e Projetos em nosso segmento.

Sua Primazia em serviços e Foco constante na Qualidade ao invês da quantidade,  no atendimento aos seus clientes,  a fez manter-se em uma posição de Referencia  no Segmento de atuação –  onde é sempre procurada para prestar serviços Técnicos, Consultoria, Projetos, Suporte  e serviços Credenciados, para Grandes Marcas, Entidades e Empresas de  Renome Nacional e Mundial, algumas Marcas com parcerias por mais de dois decênios.

O Profissional  da Som Ambiente CEO  de Tecnologia – Especialista AV,  Luiz Lana – possui varias Certificações e Treinamentos nos principais Fabricantes da Industria AV, sendo Membro da AES – Audio Engenering Society e Infocomm Internacional – Especialista nas mais Recentes Tecnologias de Audio, como Audio por IP,  Sistemas Multimidia, Sonorizçao Digital para Grandes Ambientes, Automaçao em Audio, especialista em Sistema de Linhas de Alta Impedãncia, consultoria projetos e suporte técnico.Redige Artigos Técnicos para Revistas Especializadas, e Grandes portais de informação. Seus Artigos Técnicos Publicados em Revistas Tecnicas especializadas Segmentadas e Grandes Portais, foram considerados Artigos científicos por Renomadas Universidades,  havendo em grandes portais de circulação, dezenas de milhares de acessos e downloads.

A  SOM AMBIENTE® Comercializa Equipamentos e Serviços com Tecnologia de Ponta para:

 Projetos de Sonorização de Ambientes,  Aúdio Comercial – Som Ambiental

Projeto Executivo de Sonorizacao Sistema de Alta Voz compatibilizado com a Arquitetura, Acustica e demais Disciplinas. 

Sonorização Profissional para Teatros, Salas de Cinema , Clubes

Acústica Arquitetônica Projetos –  com Foco em Aúdio,

Automatização de Audio, videoprojeção – Projetos de Salas Multimidia

  

Audio Por IP, HDMI por IP,  Projetos com Tecnologia HD Base T e Wi FI Full HD

Salas Multimidia de Videoprojecao com Equipamentos Homologados e Certificados como: Harman, JBL, Kramer, Bosch,  dentre outras. 

Sistemas de Apresentacao e Colaboracao On line Profisisonal Full HD sem Fio,  para Auditorios Escolas.

Salas de Videoconferência – Projetôres Profissionais Full HD. 

 Home Theater – Espaço Gourmet – Automacao de Audio. 

Car Audio Hi End – Customização de Audio – Projetos Qualidade sem perda da Garantia do Veículo. 

Manutencao, Conserto em Multimidia  Para BH e Todo Brasil: Clarion, Pioneer, Alpine, Mitsubishi, Honda, Nissan, Wolkswagem, Renault, Peugeot, Crisler, BMW, Fiat. Manutenção em Multimidias Originais de veiculos com peças Originais do respectivo fabricante

Possui um Robusto e Moderno laboratório técnico, com Instrumental de última Geraçãopara Análise e manutenção dos  seguintes tipos de Equipamentos de Audio:

Manutencao, Conserto de Receivers de Home Theater: ONKYO, DENON, YAMAHA, MARANTZ HARMAN KADON.

 

Manutenççoes de campo para projetos de Som e Salas de Cinema. Especializada em Soluções Complexas em Audio / Projetos e  Serviços Tecnicos,

 

Consertos em Multimidias de Marcas Originais de Veículos, como:

Mitsubishi, Nissan, Honda, Toyota, Fiat, Wolkswagem, GM, Land Rover, BMW, Toyota, Hyundai, Subaro, Mercedes, dentre outros.

veja algumas amostras aqui: 

Canal Youtube Oficial Som Ambiente®

Seguimento de Projetos:

Desenvolvemos projetos Executivos de Sonorização, Projetos Executivos de Acústica, para Grandes obras como: Shopings, Aeroportos, Escolas, Terminais de Passageiros, Industrias,  Metrôs, Projetos de Som e VideoProjeção para Auditórios,  Salas Multimidia, Teatros, Escolas, igrejas, Academias e Empresas em Geral dentro das normas da ABNT e das Entidades internacionais que normatizam instalações e Dispositivos.

No Segmento de TI atuamos com o Gerenciamento para desenvolvimento de projetos de Audio, Multimidia e  Acústica.  Em Grandes obras, Gerencie as Soluções que almeja implantar para as diciplinas de Aúdio,  Vídeo, Digital Signage e Acústica conosco! – Ganhe um espaço on line para  acompanhar seus projetos de forma Personalizada para facilitar troca de Arquivos, Revisões, informaçoes em Espaços cloud dedicado com  Login e Senha em: www.somambiente.com/projetos.

Serviço Garantido em instalações de  Marcas como: Pioneer, Onkyo, Denon, Harman kadon, JBL, AKG, DBX, Crown, Kramer, Loud  Audio, Gr Savage, yamaha, Marantz, jvc, Kenwood, Clarion, Alpine.

Entre em contato agora, Email:

somambiente@somambiente.com.br 

Siga nossas Redes Sociais:

                             

Art In Services And Knowlege Of Sound!

Fan Page: www.facebook.com/somambiente

Galeria Fotos, Projetos -Home Theater -Automaçao AV- Car Audio Hi End

Av. Amazonas 1842 –
Bairro Santo Agostinho
Belo Horizonte – MG
Brasil.
Cep: 30180-002

Telefones: (31) 3337 5863/2512 5863/ 3075 7926 – (011) 2626 0582.

ALERTA:

Nao se deixe enganar,  apenas a  Som Ambiente® Possui os Direitos legais perante o INPI-Instituto Nacional de Propriedade Industrial – em conforme com a Lei , LPI 9279 de 14/05/1996  de Divulgação nos diferentes meios de comunicação,  Serviços e produtos  de Sonorização, pertencentes ao segmento de Sonorização/instalação com o  Nome e Marca Som Ambiente – Somos a Som Ambiente®  Oficial – Organização que detêm os Registros tanto de Empresa com a Razão Social Som Ambiente  quanto no INPI para o Nome e Marca Som Ambiente® – que possuem Fé pública Válidos por lei a disposição de todos os interessados! A Diretoria de Marcas do INPI antes de deferir uma Marca verifica o Art. 124  desta lei 9279 supra citada o que implica em dizer que a marca é distinta, foi  registrada , formada,  criada, pela empresa Som Ambiente.  Sendo deferido com  EXCLUSIVIDADE sem apostilamento como marca mista que é o conjunto e  parte nominativa contendo a expressão som ambiente.  Nossos registros oficiais  web também vem desde a internet discada e advento desta.  

Uma coisa é achar a outra é o que a Lei diz. Ha Empresas concorrentes utilizando indevidamente a parte REGISTRADA NOMINATIVA DA MARCA: o nome  Som Ambiente® ou SINÔNIMOS MALICIOSOS para enganar as buscas nos portais de busca,  como link ou até como se fosse a própria, servindo de isca ao consumidor para leva-lo até a sua porta, praticando concorrência parasitaria, agindo-se sem ética,  o que torna-se uso fora da lei de Propriedade Industrial,  por a atividade deste concorrente   ser do mesmo segmento/Ramo de Registro, e quando é registrado exclusivo, só esta marca registrada pode usar no Brasil!. Ao deparar com estes anúncios,  em suas contratações e compras de produtos,   Use-os e Utilize-os como teste da verdade e transparência em suas contratacoes, exija autorização de Franquia da marca Som Ambiente  ou de Direitos de Uso! –

No manual de marcas do INPI informa que uma marca não pode ser reproduzida sem autorização em todo ou parte dela,  nem conjugar verbos,  nem substantivos no grau aumentativo ( que seria Sonorização Ambiente, sistema de som ambiente),  se  usar substantivos no grau aumentativo como sonorização ambiente  ou a expressão não infringir a lei e estiver correto, pode-se montar uma fábrica de carros e chama-la de Fordão ou Fiatão

Ficamos mais de três decênios trabalhando nesse pais, em todas as crises e problemas mercadológicos,  assistimos centenas de Empresas e varias industrias notórias do segmento deixarem de existir, tanto  as Nacionais como Regionais,  para formar nossa Marca Som Ambiente®, para agora que a arvore gerou frutos maduros, ha parasitas tentando confundir o mercado, parasitar como ate  se a expressão  fosse o único nome que existisse para equipamentos e serviços de Som e ainda não existisse uma coisa básica chamada capacidade de inovação em produtos e serviços, de invenção que poderia criar inúmeros outros NOMES OU EXPRESSÕES  de produtos e serviços com outras denominações, fomentando o crescimento industrial e comercial tornando-se um sucesso econômico e beneficio para a sociedade e para quem o praticar licitamente.  

Quem é Especialista em Audio e instalação de  som, sabe que existe centenas de sinônimos que podem ser usados. Imagina se o Japão só copiasse e vivesse em cima de chavões,  substantivos no grau aumentativos  de Marcas  de seus concorrentes!.. Imagina se concernente a Audio e Tecnologia  um concorrente só copiasse o outro fabricante concorrente….,  certamente estaríamos na época da válvula ainda!!! 

Reafirmando: existem  centenas de sinônimos para a expressão som ambiente que é marca registrada  nominativa e figurativa para produtos de audio ou som, nome de linha de produtos, serviços e afins, Porem todos esses outros sinônimos tem que ter o trabalho de formação do mercado do produto ou serviço com esse novo nome,  PAGAR O GOOGLE para divulgar e tornar aceito!!  dar suor  e capacidade  para fazer este nome dar certo igual o da marca  Som Ambiente®  que o formou  desde 1981! .  E é  agindo como se não existisse sinônimos, que praticam concorrência  parasitaria e praticam o dolo de infração de marca registrada. 

Pagaria por um Sandwich do Mac Donald’s que não fosse o Próprio Mac Donald’s! ou você tomaria um Refrigerante Preto como Coca Cola pelo mesmo preço e como se fosse uma coca cola!

Você compraria de uma Empresa que é um Plagio de sua Empresa?

Som Ambiente ltda – Desde  1981!

BH – MG – Brasil.